Bem vindo ao blogue da Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Freixo.
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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Não desistir nunca!

Dançando com a Diferença

Programa Salvador - RTP

Direitos Humanos

O Discurso do Rei

Teste de Idade de Leitura

O livro está organizado em três partes. Na primeira procede-se à revisão da investigação científica sobre a aprendizagem da leitura. Na segunda parte revêem-se os modelos explicativos da dislexia de desenvolvimento, enquadrando os défices revelados pelas crianças disléxicas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Finalmente, apresenta-se o TIL, o Teste de Idade de Leitura, um contributo prático na triagem de crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura. Este teste é constituído por 36 itens e "destina-se a estabelecer o nível de leitura de uma dada criança".

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMk3bBdVQMa6F7JZBIg29wsOsCpm1Uaw1WefHZz25K4EYVEUeCBJUa1V9NcHq7v0bBLfifqBKiithI5Gycp2c23bex7p7Z9YLAxxbfCBXMvdUGmR30fNy0BrTBZua7hp4sHXnworCHwIg2/s1600-h/til.jpg

Avaliação e Diagnóstico

Avaliação e Diagnóstico em Dificuldades Específicas de Aprendizagem - Trata-se de um livro, da Colecção Ficheiros Pedagógicos - ASA, que pode ser muito útil para a avaliação da dimensão relativa às "Actividades e Participação" da CIF.

De acordo com Clara Santos, Glória Nunes e Helena Serra, que efectuaram a supervisão da obra, é um "guia essencial para ajudar crianças com dislexia e dificuldades específicas de aprendizagem . (...) permite perceber, detectar, avaliar e diagnosticar estes casos, para intervir junto das crianças, através de um Programa Educativo Individual adequado".

Destina-se, essencialmente, aos 1º e 2º Ciclos e inclui um CD-ROM, que permite manipular os materiais apresentados.
 
 

Avaliação da Fonologia Infantil

Nesta publicação, da autoria da Doutora Rosa Lima, é apresentada a primeira versão da Prova de Avaliação Fonológica em Formatos Silábicos (P.A.F.F.S.). É um instrumento de avaliação relativo à produção fonológica de crianças portuguesas dos 3 aos 7 anos e meio que permite a "detecção, numa primeira instância, de afastamento das produções fonológicas face a uma norma etária, dadas as evidências registadas nos padrões de aquisições (...)"
Nos anexos encontram-se as imagens utilizadas na prova, assim como a Folha de Registo Individual para Aplicação da Prova.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWOi3ytjRpuYLz-50L37L4DF_vEOwWT98rARCkXagKielH66aJY7dWnMbz1ZW4TASBAwY0iiM3BIhexiq1OP_D6emLC9tjGlq4dAn0h2AKcIajbpYdcZVl3XugxYaYATtw06ymPlki3m2_/s1600-h/Fonologia.jpg

Manual de Apoio à Prática - Educação Especial

Encontra-se disponível, em formato digital, o Manual de apoio à prática - Educação Especial

Instrumentos de avaliação

Trata-se de um intrumento de avaliação, criado pelo Prof. Luís Miranda Correia, com o objectivo de auxiliar o professor no diagnóstico de possíveis problemáticas nas diferentes áreas comportamentais.

O seu Manual* encontra-se dividido em cinco partes: Introdução, Materiais, Administração, Registo de Resultados e Intervenção. O Modelo de Registo abarca oito áreas comportamentais: linguística, auditiva, visual, visual-motora, motora, matemática, emocional e orgânica.
*CORREIA, Luís Miranda. (1983). Escala de Comportamento Escolar - Manual e Modelo de Registo. Porto Editora.

UM SONHO REALIZADO

Nos dias 14,15 e 16 de Outubro fui a Paris, à Disneyland, graças a uma asssociação chamada "Terra dos Sonhos", que torna reais os sonhos de alguns meninos.
A minha emoção foi muito grande.
Gostaria de repetir esta viagem a Paris.

Daniel






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